Morro de São Paulo na Bahia

Para quem busca um paraíso, o Morro de São Paulo é o lugar certo para isso. Localizado na Ilha de Tinharé, próxima a Salvador-BA podendo chegar de avião, barco ou carro.

Morro de São Paulo reserva muitas histórias e cultura local riquíssima, tendo como pontos principais suas praias e paisagens paradisíacas. Na ilha não circulam carros, e todo o transporte inclusive das malas dos turistas, são feitos através de carrinho de mão. A característica principal observada por mim, é que na ilha existem programas perfeitos para todos os gostos e idades, seja família com crianças, casais, solteiros ou mochileiros, pois possui tanto praias calmas, como praias mais badaladas com festas, bares música ao vivo de todos os ritmos e gostos.

As Praias de Morro

As principais praias de Morro de São Paulo levam o nome de Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta e Quinta Praia que os moradores também chamam de Praia do Encanto. 

Em todas elas é possível nadar nas águas mornas e transparentes, sempre cheias de peixes coloridos e de diversas espécies. 

Na Terceira Praia é possível alugar equipamentos de mergulho ou flutuação, caso não tenha levado o seu próprio. Recomenda-se sempre levar, pois a diversidade da fauna é intensa.

Na Primeira Praia em Morro de São Paulo você encontrará a maioria dos hotéis e pousadas, além de supermercados, lojas de presentes e lembranças da ilha como o artesanato local. Nesta mesma praia é possível descer uma das maiores tirolesas dentro d’água do Brasil, com 70 metros de altura, causando fortes emoções para quem gosta de adrenalina.

Passeios em Morro

Existem passeios belíssimos em torno da ilha oferecidos pelas agências de Morro de São Paulo, podendo visitar as ilhas vizinhas como a Ilha de Cairu, um dos primeiros municípios brasileiro com arquitetura e monumentos históricos da época colonial, destacando-se as casas e igrejas encantadoras que valem muito a pena conhecer.

Em um paraíso como este o que não pode faltar é a culinária local, riquíssima com seus temperos e modos de preparo diferentes! A Segunda Praia, fica encarregada do agito tanto diurno quanto noturno devido aos seus restaurantes, bares super agitados e muito acolhedores, reservando sempre um delicioso peixe ou frutos do mar fresquinhos. Nesse quesito, a principal dica é que você experimente a porção de lagosta sempre fresca e pescada no mesmo dia, e na baixa temporada o preço é super acessível e serve até 3 pessoas.

Em qualquer lugar de Morro de São Paulo você encontrará tranquilidade, paz, ar puro e uma natureza exuberante, com vasta presença dos típicos coqueiros da região! E como não existem carros na ilha, o transporte mais pesado fica por conta da tração animal.

Pôr do Sol em Morro

Depois de um dia cheio de belas paisagens, o melhor é ir ao porto de Morro de São Paulo que é o cartão postal da ilha! E aproveitar o belíssimo pôr do sol que todas as tardes se faz presente,  encerrando o dia e convidando a todos para uma noite de agito ou descanso, dependendo da vontade de cada um.

Morro de Saudade

Morro de São Paulo pode ser visitado em qualquer época, já que o sol brilha durante todo ano! Sendo que o período mais indicado e como de alta temporada, o período entre novembro até fevereiro, quando o mar está mais azul e as águas mais mornas, ou para quem prefere mais tranquilidade e sossego, o ideal é ir nas baixas temporadas quando o preço é mais baixo e há menos burburinho na ilha.

Devido ao forte calor, algumas dicas são importantes, como a constante utilização de protetor solar, boné ou chapéu e ingestão de muita água, já que caminhar por toda cidade é um bom exercício entre subidas e descidas, além de escadas diversas.